1. Reconhecimento de letras e sons (Fonologia)
·
Estratégia: o primeiro passo é ajudar os
alunos a reconhecer as letras e associá-las aos seus sons.
·
A fonologia é fundamental para a leitura,
pois permite a decodificação das palavras.
Atividades:
·
Jogo de letras e sons: Use cartões com
letras e peça a as crianças que respondam o som correspondente. Você pode fazer
cartões coloridos para torná-los mais bonitos visualmente.
·
Cantar o alfabeto: através de uma canção
do alfabeto, as crianças associam os sons com as letras de maneira mais
divertida.
·
Pesquisa de sons: dê as crianças uma
lista de palavras e peça que procurem e destaquem as letras da palavra que faça
o mesmo som, como o " m " em " mãe " ou "maçã".
·
Rimas: leia rimas simples e explique como
as palavras que rimam compartilham um som final semelhante.
·
Jogo de sons iniciais: mostre imagens de
objetos (como " bola "ou " sol") e peça que digam qual
letra começa com o som da imagem.
2. Construção de palavras (segmentação e combinação)
· Estratégia: uma vez que os alunos reconheçam as letras e seus sons, é importante ensiná-los a combinar esses sons para formar palavras.
Isso é chamado de segmentação (separar sons) e combinação
(unir sons).
Atividades:
·
Construção de palavras com blocos: usando
blocos de letras, Crie palavras simples e peça as crianças que as formem,
ajudando-os a unir os sons.
·
Contos com sílabas: leia contos onde são
repetidas as sílabas, e peça as crianças que identifiquem as sílabas comuns.
·
Quebra-cabeça de letras: Entregue cartões
com sílabas e peça que as juntem para formar palavras.
·
Jogos com letras móveis: use letras
móveis e organize atividades em que é necessário formar palavras a partir de sons
dados.
·
Leitura de palavras no contexto: exiba
imagens ao lado de palavras e peça que leiam as palavras enquanto observam o contexto.
3. Vocabulário visual e contextual
·
Estratégia: para que as crianças
compreendam melhor o que leem, é importante construir um vocabulário visual (reconhecer
palavras através de imagens) e contextual (entender palavras de acordo com o contexto em
que aparecem).
Atividades:
·
Associação de imagens e palavras: exiba
uma imagem e uma palavra escrita, e peça as crianças que associem a imagem com
a palavra correspondente.
·
Leitura compartilhada: leia uma história
com eles e faça pausas para falar sobre o contexto das palavras e o que eles
significam, certificando-se de que eles entendam o vocabulário.
·
Cartões de palavras comuns: Use cartões
com palavras que apareçam frequentemente nos textos e pratiquem seu
reconhecimento visual.
·
Leitura de histórias com imagens: Leia
histórias onde as imagens são fundamentais para entender o texto. Faça
perguntas sobre o que está acontecendo nas imagens.
·
Jogos de adivinhação: dê pistas
contextuais para que as crianças adivinhem palavras, como "é algo para
voar" para a palavra "pássaro".
4. Compreensão de leitura
Estratégia: depois que as crianças já reconhecerem palavras, o próximo passo é ensiná-los a entender o que que estão lendo.
Isso envolve a
compreensão do significado do texto e das ideias-chave.
Atividades:
·
Perguntas de compreensão: depois de ler
uma história curta ou uma parte de um livro, faça perguntas simples como
"Quem era o personagem principal? "ou " O que aconteceu no final?"
·
Desenhar o que leram: depois de ler, peça
para que desenhem o que entenderam do texto, isso ajuda a visualizar a história
e recordá-la.
·
Histórias misturadas: dê as crianças
cartões com partes de uma história e peça para organizá-las na ordem certa.
·
Resumo em voz alta: Faça com que as
crianças resumam em suas palavras o que leram, guiando-os se necessário.
·
Jogo de palavras-chave: Leia um texto e
destaque palavras chave. Em seguida, peça que expliquem o que o texto significa
com base nessas palavras.
5. Leitura em voz alta e fluência
Estratégia: a prática constante de ler em voz alta ajuda
as crianças a melhorar a sua fluidez, aumentar a velocidade e melhorar a
expressão.
Atividades:
·
Leitura diária em voz alta: Defina um
tempo onde as crianças leem em voz alta durante alguns minutos, usando livros
apropriados para seu nível de leitura.
·
Leitura com ritmo: Leia um texto em voz
alta com eles, defina o ritmo e entonação, e depois peça para que eles repitam.
·
Leitura de diálogos: atribua papéis em
uma história ou texto e faça as crianças lerem os diálogos, ajudando-os a
praticar pausas e entonação.
·
Leitura por turnos: leia junto com eles por
partes, ajudando a melhorar a confiança.
·
Competição de leitura rápida: faça uma
pequena competição em que as crianças leem rapidamente uma página curta ou um
parágrafo, sem perder a compreensão.
0 Comentários
Obrigada pela visita!