Estratégias para Ensinar a Ler

 

1. Reconhecimento de letras e sons (Fonologia)

·                 Estratégia: o primeiro passo é ajudar os alunos a reconhecer as letras e associá-las aos seus sons.

·                 A fonologia é fundamental para a leitura, pois permite a decodificação das palavras.

Atividades:

·         Jogo de letras e sons: Use cartões com letras e peça a as crianças que respondam o som correspondente. Você pode fazer cartões coloridos para torná-los mais bonitos visualmente.

·         Cantar o alfabeto: através de uma canção do alfabeto, as crianças associam os sons com as letras de maneira mais divertida.

·         Pesquisa de sons: dê as crianças uma lista de palavras e peça que procurem e destaquem as letras da palavra que faça o mesmo som, como o " m " em " mãe " ou "maçã".

·         Rimas: leia rimas simples e explique como as palavras que rimam compartilham um som final semelhante.

·         Jogo de sons iniciais: mostre imagens de objetos (como " bola "ou " sol") e peça que digam qual letra começa com o som da imagem.

 

2. Construção de palavras (segmentação e combinação)

·                     Estratégia: uma vez que os alunos reconheçam as letras e seus sons, é importante ensiná-los a combinar esses sons para formar palavras. 

            Isso é chamado de segmentação (separar sons) e combinação (unir sons).

Atividades:

·         Construção de palavras com blocos: usando blocos de letras, Crie palavras simples e peça as crianças que as formem, ajudando-os a unir os sons.

·         Contos com sílabas: leia contos onde são repetidas as sílabas, e peça as crianças que identifiquem as sílabas comuns.

·         Quebra-cabeça de letras: Entregue cartões com sílabas e peça que as juntem para formar palavras.

·         Jogos com letras móveis: use letras móveis e organize atividades em que é necessário formar palavras a partir de sons dados.

·         Leitura de palavras no contexto: exiba imagens ao lado de palavras e peça que leiam as palavras enquanto observam o contexto.

 

3. Vocabulário visual e contextual

·                 Estratégia: para que as crianças compreendam melhor o que leem, é importante construir um vocabulário visual (reconhecer palavras através de imagens) e contextual  (entender palavras de acordo com o contexto em que aparecem).

Atividades:

·         Associação de imagens e palavras: exiba uma imagem e uma palavra escrita, e peça as crianças que associem a imagem com a palavra correspondente.

·         Leitura compartilhada: leia uma história com eles e faça pausas para falar sobre o contexto das palavras e o que eles significam, certificando-se de que eles entendam o vocabulário.

·         Cartões de palavras comuns: Use cartões com palavras que apareçam frequentemente nos textos e pratiquem seu reconhecimento visual.

·         Leitura de histórias com imagens: Leia histórias onde as imagens são fundamentais para entender o texto. Faça perguntas sobre o que está acontecendo nas imagens.

·         Jogos de adivinhação: dê pistas contextuais para que as crianças adivinhem palavras, como "é algo para voar" para a palavra "pássaro".

 

4. Compreensão de leitura

        Estratégia: depois que as crianças já reconhecerem palavras, o próximo passo é ensiná-los a entender o que que estão lendo. 

        Isso envolve a compreensão do significado do texto e das ideias-chave.

Atividades:

·         Perguntas de compreensão: depois de ler uma história curta ou uma parte de um livro, faça perguntas simples como "Quem era o personagem principal? "ou " O que aconteceu no final?"

·         Desenhar o que leram: depois de ler, peça para que desenhem o que entenderam do texto, isso ajuda a visualizar a história e recordá-la.

·         Histórias misturadas: dê as crianças cartões com partes de uma história e peça para organizá-las na ordem certa.

·         Resumo em voz alta: Faça com que as crianças resumam em suas palavras o que leram, guiando-os se necessário.

·         Jogo de palavras-chave: Leia um texto e destaque palavras chave. Em seguida, peça que expliquem o que o texto significa com base nessas palavras.

 

5. Leitura em voz alta e fluência

        Estratégia: a prática constante de ler em voz alta ajuda as crianças a melhorar a sua fluidez, aumentar a velocidade e melhorar a expressão.

Atividades:

·         Leitura diária em voz alta: Defina um tempo onde as crianças leem em voz alta durante alguns minutos, usando livros apropriados para seu nível de leitura.

·         Leitura com ritmo: Leia um texto em voz alta com eles, defina o ritmo e entonação, e depois peça para que eles repitam.

·         Leitura de diálogos: atribua papéis em uma história ou texto e faça as crianças lerem os diálogos, ajudando-os a praticar pausas e entonação.

·         Leitura por turnos: leia junto com eles por partes, ajudando a melhorar a confiança.

·         Competição de leitura rápida: faça uma pequena competição em que as crianças leem rapidamente uma página curta ou um parágrafo, sem perder a compreensão.

Postar um comentário

0 Comentários