📚 Trabalhando o Grau dos Substantivos
Os graus dos substantivos — diminutivo e aumentativo — representam uma forma divertida e significativa de explorar a variação de tamanho, intensidade ou afeto nos nomes que usamos diariamente.
Ao trabalhar esse conteúdo com turmas do Fundamental I, abrimos caminho para o desenvolvimento da consciência linguística e o enriquecimento do vocabulário dos alunos.
🌟 Por que esse conteúdo é importante?
Estimula o raciocínio sobre a formação das palavras.
Incentiva a oralidade e a criatividade no uso da linguagem.
Contribui para o entendimento de nuances de sentido.
Auxilia na compreensão de textos e no reconhecimento de expressões afetivas e exageradas.
Dominar os graus dos substantivos também ajuda as crianças a perceberem como a linguagem se adapta às intenções comunicativas, sendo um passo importante para tornarem-se leitores e produtores de texto mais conscientes.
🎯 Como conduzir essa atividade com a turma?
Aqui vão algumas sugestões práticas para aplicar em sala de aula:
Jogo do tamanho: apresente figuras de objetos em diferentes tamanhos (ex: casa, casinha, casarão) e desafie os alunos a identificar o grau dos substantivos.
Histórias exageradas e delicadas: os alunos criam pequenas histórias usando apenas substantivos no aumentativo ou no diminutivo. Depois, podem comparar os efeitos produzidos.
Correção divertida: traga frases com erros de grau e peça que os alunos corrijam — por exemplo: “O meninão carregava uma bonequinha.” → discutir a adequação semântica.
Caça aos sufixos: os alunos procuram em textos os sufixos “-inho”, “-zão”, “-ona”, “-eco”, entre outros, e analisam a construção das palavras.
Essas atividades podem ser feitas oralmente, em duplas ou por meio de registros escritos, conforme o nível da turma.
🧠 Habilidades da BNCC relacionadas
Ao trabalhar o grau dos substantivos, o professor favorece o desenvolvimento de diversas habilidades previstas pela BNCC, como:
EF02LP06 – Identificar o uso de palavras que indicam aumento ou diminuição, reconhecendo o efeito de sentido produzido.
EF02LP12 – Compreender a função dos substantivos em diferentes contextos e suas variações.
EF03LP15 – Aplicar o conhecimento da morfologia para a produção de textos mais eficazes e criativos.
EF04LP16 – Utilizar variações morfológicas de palavras na escrita e reescrita de textos.
🔃 Regras de Compartilhamento
✔ Para compartilhar nosso conteúdo em redes sociais utilize sempre o LINK da postagem no BLOG.
👉🏼 Este material foi produzido para USO PESSOAL de professores e/ou pais com seus filhos.
⛔ É PROIBIDO compartilhar as imagens e os arquivos em PDF, seja em grupos de WhatsApp, Telegram, Facebook e em outros sites.
🔒 Sob proteção da LEI dos DIREITOS AUTORAIS de nº 9610/98.
❌ Ao COMPARTILHAR INDEVIDAMENTE, você TIRA o acesso ao BLOG.
💞 Nos ajude a CONTINUAR PRODUZINDO conteúdos gratuitos, COMPARTILHANDO sempre pelo LINK da POSTAGEM!
📥Para baixar, siga as instruções:
0 Comentários
Obrigada pela visita!