Atividade de Português - Grau dos substantivos



📚 Trabalhando o Grau dos Substantivos 

    Os graus dos substantivos — diminutivo e aumentativo — representam uma forma divertida e significativa de explorar a variação de tamanho, intensidade ou afeto nos nomes que usamos diariamente. 

    Ao trabalhar esse conteúdo com turmas do Fundamental I, abrimos caminho para o desenvolvimento da consciência linguística e o enriquecimento do vocabulário dos alunos.

🌟 Por que esse conteúdo é importante?

  • Estimula o raciocínio sobre a formação das palavras.

  • Incentiva a oralidade e a criatividade no uso da linguagem.

  • Contribui para o entendimento de nuances de sentido.

  • Auxilia na compreensão de textos e no reconhecimento de expressões afetivas e exageradas.

    Dominar os graus dos substantivos também ajuda as crianças a perceberem como a linguagem se adapta às intenções comunicativas, sendo um passo importante para tornarem-se leitores e produtores de texto mais conscientes.

🎯 Como conduzir essa atividade com a turma?

    Aqui vão algumas sugestões práticas para aplicar em sala de aula:

  • Jogo do tamanho: apresente figuras de objetos em diferentes tamanhos (ex: casa, casinha, casarão) e desafie os alunos a identificar o grau dos substantivos.

  • Histórias exageradas e delicadas: os alunos criam pequenas histórias usando apenas substantivos no aumentativo ou no diminutivo. Depois, podem comparar os efeitos produzidos.

  • Correção divertida: traga frases com erros de grau e peça que os alunos corrijam — por exemplo: “O meninão carregava uma bonequinha.” → discutir a adequação semântica.

  • Caça aos sufixos: os alunos procuram em textos os sufixos “-inho”, “-zão”, “-ona”, “-eco”, entre outros, e analisam a construção das palavras.

    Essas atividades podem ser feitas oralmente, em duplas ou por meio de registros escritos, conforme o nível da turma.

🧠 Habilidades da BNCC relacionadas

    Ao trabalhar o grau dos substantivos, o professor favorece o desenvolvimento de diversas habilidades previstas pela BNCC, como:

  • EF02LP06 – Identificar o uso de palavras que indicam aumento ou diminuição, reconhecendo o efeito de sentido produzido.

  • EF02LP12 – Compreender a função dos substantivos em diferentes contextos e suas variações.

  • EF03LP15 – Aplicar o conhecimento da morfologia para a produção de textos mais eficazes e criativos.

  • EF04LP16 – Utilizar variações morfológicas de palavras na escrita e reescrita de textos.


 🔃  Regras de Compartilhamento   

        ✔ Para compartilhar nosso conteúdo em redes sociais utilize sempre o LINK da postagem no BLOG.

    👉🏼 Este material foi produzido para USO PESSOAL de professores e/ou  pais com seus filhos.

        ⛔ É PROIBIDO compartilhar as imagens e os arquivos em PDF, seja em grupos de WhatsApp, Telegram, Facebook e em outros sites.

         🔒 Sob proteção da LEI dos DIREITOS AUTORAIS de nº 9610/98. 

        ❌ Ao COMPARTILHAR INDEVIDAMENTE, você TIRA o acesso ao BLOG. 

        💞 Nos ajude a CONTINUAR PRODUZINDO conteúdos gratuitos, COMPARTILHANDO sempre pelo LINK da POSTAGEM! 


 MATERIAL: formatado em padrão folha A4 só baixar e imprimir! 




📥Para baixar, siga as instruções:


👉Como salvar no computador:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá uma nova janela. Clique com o botão direito do mouse e "Salvar imagem como".

👉Como salvar no celular:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá a imagem. Em cima da tela no lado direito clique nos 3 pontinhos e clique na setinha para baixo.

👉Como baixar o arquivo em pdf:

Clique na imagem abaixo e o arquivo será aberto em uma nova janela.

Postar um comentário

0 Comentários