🌟 Explorando os Artigos Definidos e Indefinidos
Os artigos definidos e indefinidos são elementos essenciais da gramática portuguesa. Apesar de pequenos, eles exercem uma função poderosa: indicam o gênero (masculino ou feminino) e o número (singular ou plural) dos substantivos, além de estabelecer se algo é conhecido ou não pelo interlocutor.
Compreender o uso desses artigos ajuda os alunos a estruturar melhor suas frases e a se comunicar com mais clareza.
📚 Por que trabalhar esse conteúdo é importante?
Ajuda na construção da coesão textual;
Desenvolve a consciência linguística desde os primeiros anos;
Melhora a leitura e interpretação de textos;
Contribui para a ortografia e formação correta das palavras;
Prepara para usos mais complexos da linguagem em séries posteriores.
Além disso, esse tipo de atividade estimula a atenção aos detalhes e promove o uso consciente da língua portuguesa.
🎯 Como trabalhar artigos definidos e indefinidos na sala de aula?
Aqui estão algumas sugestões práticas e divertidas para trabalhar com turmas do Fundamental I (1º ao 5º ano):
Caça ao artigo: ofereça textos curtos e peça que os alunos encontrem os artigos, marcando-os com cores diferentes.
Jogo de adivinhação: apresente figuras ou objetos e peça que os alunos usem um artigo para descrevê-los — "um gato", "a escola", "os livros".
Troque o artigo: proponha frases com artigos e peça que os alunos troquem por outros, observando como muda o sentido — "o cachorro" x "um cachorro".
Histórias com artigos: proponha a criação coletiva de um texto, onde cada aluno contribui com uma frase usando obrigatoriamente um artigo definido ou indefinido.
Essas atividades podem ser feitas oralmente ou por escrito, e adaptadas conforme o ano escolar.
🧠 Habilidades da BNCC relacionadas
Ao trabalhar artigos definidos e indefinidos, o professor está contribuindo para diversas habilidades da BNCC, como:
EF01LP10 – Reconhecer o uso de letras maiúsculas, minúsculas, sinais de pontuação e artigos em textos.
EF02LP12 – Identificar a função de palavras na construção do sentido (como os artigos na relação com os substantivos).
EF03LP15 – Usar conhecimentos linguísticos para a produção e revisão de textos.
EF04LP16 – Empregar adequadamente os artigos na reescrita e produção de textos.
🔃 Regras de Compartilhamento
✔ Para compartilhar nosso conteúdo em redes sociais utilize sempre o LINK da postagem no BLOG.
👉🏼 Este material foi produzido para USO PESSOAL de professores e/ou pais com seus filhos.
⛔ É PROIBIDO compartilhar as imagens e os arquivos em PDF, seja em grupos de WhatsApp, Telegram, Facebook e em outros sites.
🔒 Sob proteção da LEI dos DIREITOS AUTORAIS de nº 9610/98.
❌ Ao COMPARTILHAR INDEVIDAMENTE, você TIRA o acesso ao BLOG.
💞 Nos ajude a CONTINUAR PRODUZINDO conteúdos gratuitos, COMPARTILHANDO sempre pelo LINK da POSTAGEM!
MATERIAL: formatado em padrão folha A4 só baixar e imprimir!
📥Para baixar, siga as instruções:
0 Comentários
Obrigada pela visita!